Dicas de como organizar o contexto de uma aula

Essa habilidade diz respeito aqueles comportamentos de ensino que estabelecem uma ligação entre as atividades do professor e do aluno; refere-se, ainda, aos desempenhos do professor que oferecem condições para que o aluno desenvolva uma atitude de aprendizagem, isto é, se predisponha, de imediato, para o trabalho e nele permaneça de modo integrado.

Para tanto, faz –se necessária uma adequada estimulação. Neste sentido, o professor deve:

– relacionar as experiências em desenvolvimento com as experiências anteriores e, sempre que possível, com as futuras aprendizagens;

– considerar a estrutura da matéria, orientando o aluno para a apreensão de princípios

– selecionar os estímulos de acordo com o assunto a ser tratado com os objetivos a serem atingidos

Os comportamentos que o professor pode desenvolver com referência a esta habilidade tem relação com:

Estimulação

– Introdução clara e sugestiva do assunto

– utilização de recursos

– comunicação das intenções da aula, colocar o objetivo da aula

Adequação do estímulo ao foco

– limitação dos propósitos ao assunto

– Facilitação do entendimento do aluno

Elo de ligação entre conhecimentos

-Ligação entre o momento inicial e o posterior

– Relação entre conteúdos e atividades específicas

Interação

– Aproveitamento das experiências anteriores dos alunos. Utilização de analogias

Aplicação dos princípios

-Relação entre objetivo, conteúdo e procedimento. Os recursos utilizados devem estar de acordo com a natureza do conteúdo e com objetivo previstos.

Como já vimos, no módulo anterior, você deve planejar sua aula, sabendo os objetivos que deseja atingir e os procedimentos que vai utilizar para atingir os objetivos.

Quando você pensa em procedimento, deve preocupar-se com o modo como vai despertar o interesse do aluno, o que corresponde à estimulação. Quer dizer que você lança estímulos que despertam a motivação do aluno.

Para tanto, é claro que você introduz, inicia o assunto de modo a despertar o interesse, isto é, de maneira sugestiva e clara. Sendo assim, os alunos demonstram interesse e iniciam prontamente as tarefas propostas.

Desenvolvendo sua aula, você vai dar continuidade à introdução, estabelecendo relação com experiências anteriores dos alunos e propondo atividades de acordo com o conteúdo que está sendo tratado.

Finalmente, você promoverá o fechamento da aula, verificando se os objetivos foram atingidos e levando à aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: