Dicas de como formular perguntas e reforço a aprendizagem

Formular perguntas é uma habilidade muito importante, que tem como finalidade envolver ativamente o aluno na aula e estimular ou desencadear processos mentais, isto é, estimular o pensamento e o raciocínio.  Para desenvolver essa habilidade o professor formula perguntas desde as mais simples, de mera repetição, convergentes, até as mais complexas, que provocam o raciocínio, o pensamento divergente, ou apelam para processos mentais superiores.

Veja exemplos de perguntas convergentes e divergentes.

1-Em que dia comemora-se o acontecimento X?

2-Por que a autora compara o canto do bem-te-vi, de sua história, às gerações atuais?

A primeira pergunta converte a uma única resposta. A segunda, é mais complexa, estimula o raciocínio, admitindo respostas diversificadas.

Veja bem, não basta que você formule perguntas é preciso que pergunte e crie situações-problemas em que o aluno precise buscar respostas, organizar soluções.

Além disso, crie oportunidades para que o aluno também faça perguntas.

Veja o exemplo:

Aluno – Professor, por que os aeroportos, em geral, são construídos fora do centro da cidade?

Professor – O que você acha? Pense sobre isso. E vocês o que pensam sobre esse assunto? Alguém seria capaz de responder à pergunta do colega?

Procure treinar em suas aulas a habilidade de formular perguntas. Observe atentamente o comportamento dos alunos. Você verificará que eles são capazes de pensar, buscar soluções. Confie na sua própria atuação e no desempenho de seus alunos.

Outra habilidade que você deve desenvolver é reforçar a aprendizagem. Essa habilidade envolve os comportamentos do professor que dão ênfase à aquisição e à manutenção do desempenho dos alunos. Seus comportamentos mais eficazes aplicam-se quando o professor dirige um reforço a uma mudança sensível de comportamento do aluno e quando o faz imediatamente e não em momentos distanciados do ato que deseja reforçar.

O professor pode empregar reforços com o objetivo de estimular aqueles que pouco participam, manter a participação regular do grupo ou, ainda, aumentar o nível de colaboração do grupo.

O reforço é feito com expressões como: Muito bem! Certo! Ótimo! Que boa pergunta!

Outros reforços importantes são: gesto positiva com a cabeça, sorriso, atenção ao que o aluno diz ou faz, movimento em direção ao aluno, exposição de trabalhos dos alunos, apresentação de trabalhos ao grupo, comentários de uma boa resposta do aluno, entre outros.

É importante utilizar essas habilidades suas aulas, pois dará ao seu aluno confiança e, consequentemente, ele participará e terá um melhor desempenho.

Leave a comment