Texto “Estilos diferentes de aprendizagem”

As pessoas têm estilos diferentes de aprendizagem. Não há uma pessoa igual à outra. As preferências de cada aprendiz não são exatamente as mesmas, mas isto não quer dizer que são melhores ou piores. Vamos fazer duas experiências, a partir de idéias de Ehrman (1996: p. 50).

Na mesma sala de aula temos alunos de temperamentos diferentes: introvertidos e extrovertidos; os que gostam de observar e os que gostam de experimentar; os que agem mais pela emoção e os que utilizam mais a razão. Quanto à percepção, há os alunos que aprendem melhor ouvindo; outros utilizando a visão; outros usando as mãos ou fazendo movimentos com o corpo. No que se refere à cognição, podemos dividir os aprendizes em 2 tipos básicos:

Tipo 1: aprende passo a passo, gosta de ver o conteúdo em uma seqüência e de analisar os fatos. Aprende melhor de forma individual.

Tipo 2: aprende de forma global, de forma contextualizada e intuitiva. Gosta de interagir com os outros e de experiências concretas.

Estilos de aprendizagem são como nossas mãos, apesar de usarmos uma delas com mais freqüência, usamos também a outra em outras tarefas ou para dar suporte a mão de nossa preferência. Assim as pessoas têm seus estilos de temperamento, de percepção e de cognição preferidos, mas isto não quer dizer que são incapazes de usar os outros.

Se existem alunos com diferentes estilos de aprendizagem na mesma sala de aula, precisamos pensar em atividades que contemplem os vários estilos e que estimulem o desenvolvimento do ser humano de forma integral.

Podemos sintetizar, dizendo que estilos de aprendizagem são características internas nem sempre conscientes. Associadas aos estilos estão as ações utilizadas pelos aprendizes, geralmente, de forma consciente, para impulsionar sua aprendizagem. Essas ações são as estratégias de aprendizagem.

Inteligências múltiplas

Howard Gardner (1983) derrubou o mito de que a inteligência é um fenômeno único composto de habilidades lingüísticas e matemáticas e propôs, a princípio, sete tipos de inteligência: verbal ou lingüística; lógica-matemática; musical; espacial/visual; corporal/cinestética; interpessoal, e intrapessoal. Mais tarde, ele incluiu a inteligência naturalística e a levantou a hipótese de uma nona inteligência, a existencial.

Estilos de Aprendizagem: Os Sete principais estilos

* clique sobre a tabela para ampliá-la

Os quatro níveis de aprendizagem

Há um tempo atrás pude ler um artigo muito interessante sobre ensino e aprendizagem, que remetia ao psicólogo Abraham Maslow que aponta quatro níveis de aprendizagem, acredito que vocês acharão interessante e poderão aplicar.

NIVEL 1 – O ponto inicial, o nível mais baixo, onde todos começam o aprendizado, é chamado de ‘ignorância insconsciente’, isto é, não temos conhecimento de nada, mas estamos inconscientes disso.

NIVEL 2 – O segundo nível chama-se ‘ignorância consciente’, aquele em que sabemos que não sabemos. E como se chega a ter essas consciência? Em alguns casos, chegamos a ela por informação de terceiros; em outros, nós mesmos a descobrimos.

NIVEL 3 – O terceiro nível é o do ‘conhecimento consciente’, aquele em que temos sempre em mente um conhecimento adquirido. Quando estamos aprendendo a dirigir, por exemplo, dirigimos sempre pensando nos movimentos que temos de fazer.

NIVEL 4 – O último nível é o do ‘conhecimento inconsciente’, no qual dominamos tão bem certo conhecimento que nem pensamos mais nele. Depois de algum tempo de volante, entramos no carro, ligamos o motor, soltamos o freio, engrenamos as marchas e praticamos todos os atos necessários para rodar um veículo sem pensar muito neles. Aliás, a maior parte do tempo em que dirigimos, pensamos em outras coisas, e não na direção.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: